Maria Carolina da Silva Cardoso e Sá, nascida a 15 de Junho de 1943, na freguesia de Antas, lugar da Portela, concelho de Vila Nova de Famalicão, frequentou o colégio do Barreiro e, seguidamente, o Externato Camilo Castelo Branco. Fez o curso do Magistério Primário em Braga e começou a leccionar aos 18 anos de idade, na freguesia de Esmeriz, deste concelho, onde permaneceu durante dois anos.
Trabalhou mais um ano na freguesia do Calendário, tendo-se efectivado na Sede do concelho, no ano seguinte. Foi uma das professoras que assistiu à inauguração da Escola da Sede 2, onde trabalhou até à idade da sua reforma, com 34 anos de serviço.
Sempre gostou de escrever, mas só o fazia para os seus alunos a quem sempre incentivou o gosto pela leitura e escrita. Organizou também algumas peças de teatro e poesia para crianças, assim como danças e canções infantis.
Em 2004, publicou o livro “Para quê?” com vários temas de reflexão.
Agora, que a vida lhe trouxe tantas surpresas, resolveu escrever algumas meditações e poesias sobre o que aprendeu com ela e resolveu partilhá-las com os seus familiares, amigos e todos aqueles que ainda acreditam que vale a pena viver, tentando ajudar os que se desesperam ou correm sem cessar atrás de uma felicidade irreal, esquecendo-se, inúmeras vezes, de que ela se encontra nas pequenas coisas do dia a dia e que devemos aproveitar todos os momentos, bons ou maus, pois, só assim, teremos o saber e a experiência que os anos nos vão dando.