António José Nunes Teixeira Lopes nasceu em 1945, em Vilar do Paraíso.
Mestrado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1998). Defendeu a tese "O nascimento de um Aglomerado Urbano: Espinho no Limiar do Século XX".
Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1980).
Curso de Património Histórico-Artístico, Natural e Etnográfico do Centro Nacional de Cultura (1990-1992). Defendeu a dissertação: "Um olhar sobre Espinho e o seu Património".
Formador reconhecido pelo Conselho Científico-Pedagógico de Professores nas áreas e domínios da História/História de Portugal e História Económica e Social.
Orientador de Estágio do Ramo Educacional da Licenciatura em História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1991/1992 - 2001/2002).
Supervisor de Exames Nacionais do 12º Ano da disciplina de História (2005).
Tem artigos publicados em publicações nacionais, participou em Encontros de História Local, Seminários e Congressos de História com a apresentação de Comunicações e orientou Colóquios quer de carácter científico quer de carácter pedagógico-didáctico.
Foi Vereador da Câmara Municipal de Espinho e vogal da Assembleia Municipal de Espinho.
Foi dirigente e delegado sindical, sendo fundador do SPN e da Fenprof. Antes do 25 Abril pertenceu ao Grupo de Estudos do Pessoal Docente do Ensino Preparatório e do Ensino Secundário (que estiveram na génese dos Sindicatos dos Professores Portugueses).
Foi fundador e dirigente: da Cooperativa Nascente, da Associação Cívica de Espinho, da Casa do F.C.Porto de Espinho (da qual é Presidente da Assembleia Geral) e da Associação dos Amigos da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, da qual é Presidente.
Actualmente lecciona a cadeira Estórias da História na Universidade Sénior de Espinho.